É possível cortar vidro temperado?

Quando queremos comprar uma peça de vidro temperado seguimos alguns paços simples como chamar um vidraceiro (para que ele faça a medida certa do vidro), encomendar para vidraçaria e esperar pelo dia em que o profissional vai até o local realizar a instalação. Mas o que nós não sabemos é que muitas vezes a vidraçaria não produz o vidro temperado por conta da complexidade exigida no processo. Um molde com as especificações do produto é enviado para a têmpera, essa sim fabricará o vidro final. Mas será que eles conseguem cortar vidro temperado?

Como o vidro temperado é feito?

Após um tempo uma parte de sua casa não agrada mais e está na hora de realizar um mudança e para isso uma das portas, janelas ou até mesmo o box precisará de um novo lugar dentro do cômodo. Após retirar as peça que o sustenta você percebe que esse pedaço de vidro não cabe no novo local e a melhor solução é cortar uma parte. Na hora do corte um baralho alto e todo o vidro virou um amontoado de pequenos fragmentos. Mas por que isso aconteceu? O vidro temperado pode ser feito a partir de dois processos chamados têmpera (térmica ou química) que consistem em:
Têmpera térmica:
  • Aquecer um vidro comum a cerca de 700ºC (deixando em estado plástico);
  • Esfria-lo de forma brusca com jatos de ar frio;
  • Deixar a parte interior do vidro mais quente que a parte exterior;
  • Espera que o restante resfrie de forma gradativa até fica pronto.
Têmpera química:
  • Uma peça de vidro é submersa uma solução química;
  • A solução reage com o vidro e um processo físico se inicia;
  • O vidro é retirado e limpo.
Cada processo gera um tipo diferente de têmpera e em cada uma delas um vidro com resistência e dureza distintas. Os vidro que passam pelo processo térmico ganham uma maior flexibilidade e capacidade de variação de temperatura, já o processo químico produz um vidro com maior rigidez sendo utilizado como vidro de segurança na maioria dos casos em que é empregado.

Mudei. E agora? Preciso cortar vidro temperado

Por conta de suas características de dureza e resistência não é possível cortar vidro temperado. Ele também não pode ser lapidado, furado ou forçado. Todas essas ações farão com que esse vidro estoure e se estilhasse. Existem diversas tipos de cortadores de vidro e formas que prometem cortar vidro temperado, mas nenhuma delas realmente funciona. Sempre que for necessário cortar ou furar um vidro é necessário solicitar com antecedência para que profissional faças as modificações no vidro antes da tempera.

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende cortar vidro temperado: